Você precisa assistir o thriller de culto mais assustador no Netflix o mais rápido possível

O terror popular é um gênero rico, mas suas marcas firmemente estabelecidas às vezes tornam difícil para filmes individuais se destacarem do bando pagão. A partir de Solstício de verão e A bruxa para A Vila e até mesmo Hot Fuzz , se há algo sinistro acontecendo em uma comunidade isolada, você provavelmente já viu isso antes. Como você cria uma história que honra as tradições do terror popular e, ao mesmo tempo, desafia os limites? Este filme de 2018, agora transmitido pela Netflix, oferece uma resposta: transformando todos os tropos do gênero folk-terror em 11.

Escrito, dirigido e editado por Gareth Evans ( The Raid ), Apóstolo estrelas Dan Stevens ( O convidado ) como Thomas Richardson, um ex-missionário que viaja para uma ilha remota do País de Gales para encontrar sua irmã. Thomas acredita que ela está sendo mantida em cativeiro para resgate por um culto religioso na ilha. Mas quando ele chega em terra pela primeira vez, ele encontra uma sociedade utópica onde o conflito e a violência são dissuadidos em favor de uma vida pacífica.

Isso não dura muito.

música no final de rick and morty

Como Thomas logo descobre, o poder nesta ilha é dividido precariamente entre os três fundadores do culto - mas em uma posição particular de autoridade está o justo e inflexivelmente malvado Malcolm (Michael Sheen usando seu raramente ouvido sotaque galês nativo). A ilha guarda um segredo muito mais sombrio do que Thomas poderia ter imaginado, o que leva a alguns momentos verdadeiramente emocionantes enquanto ele desvenda o mistério do cativeiro de sua irmã.

Sempre adorei os filmes em que é como se você estivesse construindo alguma coisa, disse Evans SlashFilm enquanto discute Apóstolo estrutura. Você está recebendo um fluxo de mistério, tensão e suspense, e então, de repente, você acerta o primeiro dominó e ele roda livremente até o clímax.

Como a maioria dos filmes sobre cultos, Apóstolo nos desafia a considerar a própria natureza da fé. Que imagens e experiências poderiam ser fortes o suficiente para fazer alguém perder todo o sentido de suas convicções anteriores? Qual é a diferença entre a fé em um poder superior e a fé em um ser mais sinistro e misterioso (talvez alguém que vive sob uma aldeia idílica)?

Essas questões são sublinhadas por Evans, que emprega imagens mitológicas poderosas e tropos clássicos: os jovens amantes, o apóstolo justo, a entidade divina. Apóstolo parece uma parábola em algum texto sagrado cobiçado por um culto especialmente cruel.

O dispositivo de tortura conhecido como Heathen’s Stand.Netflix

o que você encontra em casa, mas não esperava

Embora a história do filme seja clássica, sua estética não é. Chamar este filme de sangrento seria um eufemismo grosseiro (com ênfase no grosso). Em uma sequência, um personagem é preso a uma mesa enquanto um grande parafuso é lentamente girado em direção ao seu crânio. Não é para os fracos de coração, mas por trás da superfície de todo esse derramamento de sangue está o propósito divino da história de Evans.

Evans disse The Verge de sua abordagem para aquela cena:

não é à toa que você está constantemente lutando e atrasado
Vou mostrar como essa máquina funciona. Mas quando chegar a hora de ser usado, vou cortar para as reações das pessoas, para ficar longe dos detalhes do sangue coagulado. Você verá o suficiente para colocar o resto, absolutamente trocadilhos, em sua própria cabeça.

Embora grande parte da violência não seja explicitamente retratada, é um relógio altamente visceral. O mesmo pode ser dito para Apóstolo como um todo. Cada elemento do gênero folk-terror - da violência à construção do mundo e ao culto da personalidade que se forma em torno de Malcolm - é amplificado de forma aterrorizante. O resultado? Um thriller cult minimalista com o máximo de força possível.

Apóstolo agora está transmitindo na Netflix.