Por que sentimos fisicamente amor e desgosto

Corações bombeiam sangue, mas associamos corações com amor e mágoa. Na verdade, esse termo sozinho - desgosto, ou seu termo irmão, dor de cabeça - aponta para a dor dos relacionamentos em seu coração. Mas todos nós sabemos que um músculo em seu corpo não pode sentir dor psicológica ou prazer, certo?

Bem, tipo isso. Todo o processo de se apaixonar perdidamente por outro humano e terminar com ele, na verdade, tem muito mais a ver com seu coração e cérebro do que você poderia esperar.

Quando duas pessoas têm tesão uma pela outra, cérebros experimentam uma enxurrada de mudanças químicas , religando-os inteiramente. Um estudo de 2017 publicado em Tendências em Ciências Cognitivas avaliado como e por que essas mudanças químicas cranianas ocorrem comparando várias espécies animais aos humanos. O estudo concluiu que os níveis de dopamina e oxitocina (ambas substâncias químicas causam efeitos benéficos) aumentam no cérebro humano quando ele se liga a alguém. Ficamos tão entusiasmados com um outro significativo que nossos cérebros enlouquecem e desejam mais. Com o tempo, isso começa a formar o que é chamado de sincronia biocomportamental para o casal: as duas pessoas começam a agir da mesma forma malucas porque estão drogadas com dopamina. Da mesma forma, a oxitocina (também chamada de hormônio do amor) aumenta com a conexão emocional e física, especialmente durante o sexo ou nos abraços. Níveis aumentados de oxitocina levam a sensações de estabilidade e confiança; acabamos querendo mais dessas sensações confusas e calorosas, mais oxitocina é liberada e um ciclo químico continua.

data de lançamento das crônicas do livro 3 Kingkiller

O amor também induz adrenalina no cérebro. Quando uma pessoa está apaixonada, ela pode tropeçar nas palavras, suar incontrolavelmente e ter palpitações cardíacas. Aquela palpitação em seu coração quando você vê alguém pode não ser amor à primeira vista, mas certamente é alguma ação bioquímica, de acordo com um estudo de 1989 publicado no Journal of Research in Personality . Os pesquisadores fizeram com que dois participantes se olhassem sem quebrar o contato visual por dois minutos. Dos 96 participantes, 72 relataram que o olhar fixo fez com que se sentissem muito mais apaixonados pela pessoa à sua frente . Isso ocorre porque a atração aumenta quando a pessoa se sente reconhecida, e com a atração vem a paixão.

Amar alguém sente realmente Boa. Mas, quando um relacionamento se perde, todos esses produtos químicos do bem-estar despencam e causam estragos em seu corpo amoroso. As pessoas podem experimentar depressão extrema quando estão separadas de seu outro significativo. Perda de apetite, insônia, aumento do estresse e problemas de concentração são apenas alguns dos problemas que vivenciamos quando perdemos aquela pessoa especial. Há um motivo pelo qual esses sintomas são semelhantes aos de alguém que está passando por abstinência: uma pessoa com o coração partido também está passando por um. Em casos raros, algumas pessoas podem morrer de coração partido.

Existe um termo científico para isso: cardiomiopatia de takotsubo (ou estresse). É uma doença recentemente reconhecida que faz com que o ventrículo esquerdo do coração enfraqueça por causa do estresse. Um de os estudos mais notáveis em pacientes com síndrome do coração partido foi publicado no British Medical Journal em 1969. O estudo avaliou 4.486 viúvos do sexo masculino com idade superior a 55 anos e os acompanhou por nove anos. Nos primeiros seis meses, 213 dos participantes morreram de doença cardiovascular - 40% a menos do que a expectativa de vida média para homens não viúvos da mesma idade. Embora os pesquisadores não possam concluir com certeza que os pacientes morreram de coração partido, estudos posteriores sugeriram que morrendo de um coração partido é uma coisa muito real, embora rara.

Um estudo de 2003 da revista Ciência Fiz uma série de ressonâncias magnéticas em pacientes que deram um passo além ao estudar pessoas que haviam passado por perdas sociais. O que eles concluíram foi que a mesma parte do cérebro que diz ao seu corpo que está com dor física é afetado por perder alguém que você ama. Então, embora seu coração provavelmente não esteja fisicamente se quebrando em um milhão de pedaços, é verdade: seu coração está se partindo - e dói.