Fique atento a essas 4 referências clássicas de livros na 4ª temporada de 'Sherlock'

Com Sherlock A quarta temporada retornando em 1º de janeiro de 2017, já pode haver poucas pistas sobre o que acontecerá com base exclusivamente no cânone de histórias e romances de Sir Arthur Conan Doyle existente.

Sherlock nunca adaptou nenhuma das histórias originais completamente, mas prestou homenagem fiel ao espírito das aventuras. Desde que estreou em 2010, os títulos dos episódios frequentemente fornecem uma pista antecipada sobre o que pode estar acontecendo em cada aventura. Com apenas algumas exceções, a maioria dos títulos dos episódios são uma brincadeira com um dos originais de Sir Arthur Conan Doyle Sherlock Holmes contos. O primeiro episódio da série foi A Study in Pink, que modificou o primeiro romance de Holmes, Um estudo em escarlate . O episódio da segunda temporada, Um Escândalo em Belgravia, foi uma peça da história Um Escândalo na Boêmia. O próximo episódio, The Hounds of Baskerville, modifica o título do romance O Cão dos Baskervilles e assim por diante.

Então, com isso em mente, aqui estão quatro contos do clássico cânone Doyle para relembrar antes da estreia da quarta temporada.

Os Seis Napoleões

O primeiro episódio da nova série é chamado The Six Thatchers, uma referência óbvia ao conto de Doyle, The Six Napoleons. A história original é sobre uma sequência bizarra de vandalismo em que bustos de Napoleão estão sendo esmagados com um martelo. Longe de ser obra de alguém com rancor político contra Napoleão, Sherlock Holmes deduz que é tudo sobre o que está sendo escondido dentro os bustos, não o que eles representam. Embora isso não nos diga muito sobre o enredo em si, a história original é aquela em que Holmes trabalha em estreita colaboração com Lestrade, o que é um bom presságio para o detetive favorito dos fãs de TV. Holmes também dá informações à imprensa na história que é intencionalmente falso, algo que Cumberbatch Sherlock faria também. Há também uma referência engraçada aqui a um personagem chamado Harker, que pode ter sido um grito que Conan Doyle estava dando a Jack Harker de Drácula . De qualquer maneira, talvez espere uma piada de vampiro?

O detetive moribundo

ESQUERDA: Toby Jones como Culverton Smith. À DIREITA: Smith é preso na história original. (Ilustração de Sidney Paget)

O segundo episódio da nova temporada de Sherlock chama-se The Lying Detective, uma peça sobre uma história original bastante curta, mas inegavelmente memorável, intitulada The Dying Detective. No conto original, Sherlock Holmes finge estar em seu leito de morte para enganar um criminoso para que ele admita o crime de envenenamento. O vilão dessa história se chama Culverton Smith, e o ator Toby Jones está interpretando um personagem com exatamente o mesmo nome na nova temporada. Na história, Culverton Smith é um vilão único, mas fica implícito que Holmes o está perseguindo há algum tempo. Alguns fãs também especularam durante anos que o próprio Culverton Smith e o Rato Gigante de Sumatra (um caso referenciados no cânone) são um e o mesmo. O novo Culverton Smith poderia ser um agente de Moriarty com certeza, ou talvez, completamente diferente de sua personalidade literária.

O problema final

O último episódio da nova temporada é estranhamente intitulado The Final Problem, que é o título da última história de As memórias de Sherlock Holmes e era - no momento de sua publicação - a tentativa débil de Conan Doyle de matar o personagem permanentemente. Teoricamente, o show Sherlock já adaptou vagamente The Final Problem não menos do que três vezes antes. No The Great Game da primeira temporada, Holmes e Moriarty se encontram perto de uma piscina, semelhante em tom às cachoeiras Reichenbach da história original. Mas, então, o final da 2ª temporada, The Reichenbach Fall, se estabeleceu com mais firmeza como The Final Problem, completo com Sherlock Holmes caindo e fingindo sua morte, assim como ele fez na história original. Finalmente, o especial único do ano passado, The Abominable Bride, retratou uma versão onírica de um problema final vitoriano, embora tudo isso estivesse na mente de Sherlock.

O que isso poderia significar desta vez? O melhor palpite é que o episódio poderia reexplorar os eventos de The Reichenbach Fall e finalmente nos dar uma resposta satisfatória de como Sherlock realmente fingiu sua morte na segunda temporada. não fez fingir sua morte, então quem diabos é essa pessoa?

O vale do medo

Um dos menos falados sobre as aventuras de Sherlock Holmes, este romance, no entanto, contém os únicos outros efeitos diretos das ações do professor Moriarty além de O problema final e A casa vazia. Nele, Sherlock Holmes é contatado por um agente de Moriarty e recebe uma cifra para determinar o conteúdo da mensagem. Começando com os enigmas do agente Porlock, a história tem um pouco da estrutura de enredo mais emocionante de Conan Doyle. Além disso, estabelece que Moriarty escreveu um livro chamado A Dinâmica de um Asteróide . Se o enigma de como Moriarty está enviando mensagens dos mortos algum dia será respondido, pode haver algumas pistas em O vale do medo . A única coisa complicada aqui é que o romance original contradiz o resto do canhão de Sherlock Holmes estabelecido, na medida em que contém informações avançadas que Watson tem sobre Moriarty, que ele simplesmente não deveria saber. A menos, claro, O vale do medo e talvez, esta nova versão de O problema final, nos dê um novo insight sobre como e por que Watson pode alterar drasticamente sua narrativa das aventuras de Sherlock Holmes.

ligar a respiração do cabelo selvagem

Sherlock A 4ª temporada estreia no dia de ano novo na PBS Masterpiece Mystery e na BBC1.