Fato termóptico em 'Ghost in the Shell' não é apenas ficção científica

Dentro Fantasma na Concha , Major de Scarlett Johansson deve muito de sua habilidade mortal a seus incríveis poderes de furtividade. Graças ao seu icônico traje termóptico, ela pode entrar e sair de seu ambiente como se fosse invisível. E se ela quisesse escapar silenciosamente de suas armadilhas de ficção científica e entrar no mundo real, ela não teria nenhum problema em fazer isso: uma equipe de cientistas japoneses, inspirando-se em tais trajes fictícios, tem trabalhado para fazer o traje termóptico a realidade.

Susumu Tachi , Professor Emérito da Universidade de Tóquio, foi o pioneiro no uso da tecnologia de projeção retro-reflexiva (RPT), o que o levou a criar tecidos que agem, essencialmente, como o terno de Major. Lembre-se disso tecnologia termoptica , como é descrito na série, não dá ao usuário invisibilidade - isto é, não os faz desaparecer completamente. Em vez disso, permite que eles se camuflam em seus arredores. Isso é o que RPT, uma forma de camuflagem ativa que Tachi descreveu pela primeira vez em um jornal em 2003 , consegue através do uso de tecidos especiais e câmeras bem anguladas. Aqui está uma imagem de um protótipo de casaco de camuflagem, tirada em 2012:

O casaco de camuflagem óptica de Susumu Tachi não é muito diferente do traje termóptico em 'Ghost In The Shell'. Susumu Tachi / Universidade de Tóquio

Não se mistura perfeitamente, mas nem o naipe de Major. No Fantasma na Concha série, o traje termóptico se mistura com os arredores e é quase invisível a olho nu, mas não pode resistir a impactos físicos repentinos e é bastante perceptível de perto. O tecido especial do qual a tecnologia de projeção retro-reflexiva da Tachi depende é coberto com contas de vidro com apenas 50 mícrons de largura e é, da mesma forma, não invisível, mas é reflexivo , o que é ainda mais importante para o trabalho de Tachi. O tecido é uma tela na qual imagens digitais do ambiente de fundo podem ser projetadas. Conforme as imagens de fundo são refletidas de volta na fonte - e no visualizador - o objeto sob a capa desaparece.

O traje termóptico camufla o usuário, mas não é totalmente invisível.

No mundo real, assim como na ficção científica, a tecnologia de camuflagem ativa como a de Tachi não escapou da atenção dos militares e organizações relacionadas. Mais recentemente, um trabalho semelhante de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, por exemplo, produziu espelhos fluidos à base de teflon para camuflagem de drones. Da mesma forma, os cientistas da Universidade da Califórnia-Berkeley sugeriram o uso de lâminas de nanoantena de ouro polarizado para camuflar objetos grandes, como aviões bombardeiros.

A capacidade de se esgueirar sem ser detectado, é claro, levanta muitas preocupações sobre privacidade e ética. No mundo real, as leis que envolvem o uso dessa tecnologia ainda precisam ser elaboradas. Quando os legisladores da vida real são inevitavelmente forçados a enfrentar essas questões, eles devem seguir as dicas de seus colegas em Fantasma na Concha : Na série, o uso de trajes termópticos sem garantia é fortemente restrito, reservado apenas para Major e sua tripulação de elite de contra-terroristas.

flash da cena dos sonhos do batman vs superman