A teoria de Star Wars explica perfeitamente o que 'equilíbrio para a força' realmente significa

O que significa trazer equilíbrio à Força? O Jedi parecem pensar que o propósito do Escolhido é destruir o Sith , mas isso não criaria ainda mais desequilíbrio? Ao longo Guerra das Estrelas , vemos a Força agir por conta própria para garantir um equilíbrio entre Luz e Escuridão na galáxia, embora exatamente o que isso significa muitas vezes muda dependendo de quem está dirigindo cada filme ou episódio de TV.

Nem mesmo George Lucas parece entender a questão no cerne da história de Star Wars, mas uma teoria de fã apenas resolveu com uma metáfora elegante.

Postado nos comentários de um Tópico Reddit se perguntando se Anakin perdeu totalmente a chance de ser o Escolhido, um fã de Star Wars com o nome de usuário Oddmic146 ofereceu um bela metáfora que explica a Força melhor do que qualquer coisa que já ouvi antes:

É assim que funciona a força. A força é um vale. A galáxia faz parte desse vale. O lado escuro é o rio que o atravessa, e o lado claro é a margem do rio.
O vale decairia e morreria sem o rio. Mas quando o rio ultrapassa a margem do rio, ele inunda e destrói o vale. As necessidades da margem do rio devem ser fortes para não permitir que o rio transborde. Nunca destruirá o rio, por mais forte que seja. Isso apenas protegerá o vale.
Portanto, embora os Jedi possam representar a luz e a margem do rio, os Sith não são o rio. Em vez disso, eles estão tentando destruir a margem do rio para que possa inundá-lo.
Os Sith não são o lado negro. Os Sith estão usando o lado negro para perverter o vale. A escuridão, como o rio, não é intrinsecamente ruim. Na verdade, é até necessário para a saúde do vale. Mas usar a escuridão para transbordar o rio e destruir o vale é mau.
É por isso que equilibrar a força requer sua destruição.

BalanceShutterstock

O que adoro nessa metáfora da Força - além do fato de ser muito agradável - é que ela faz uma distinção clara entre o lado da Luz e Jedi, e o lado das Trevas e Sith. O vale, que representa a Força e, portanto, toda a vida no universo, precisa da Luz e da Escuridão para existir. Os dois trabalham em conjunto para criar um ecossistema equilibrado.

Os Jedi reconhecem isso (em sua maioria) e estão mais interessados ​​em parar os Sith e manter a paz de forma mais ampla por toda a galáxia. Eles só se tornaram uma força militarizada durante as Guerras Clônicas depois de sucumbir ao cuidadoso puxão de cordas de Palpatine, que também fala sobre o declínio dos Jedi nos anos que antecederam as prequelas.

Mas mesmo assim, os Jedi nunca quiseram destruir o lado escuro, apenas contê-lo. Em comparação, os Sith querem inundar a galáxia e eliminar totalmente o lado da Luz. E se seguirmos essa metáfora, sabemos que inundar o vale irá destruí-lo.

Equilibrar a Força não significa ter uma quantidade igual de Jedi e Sith porque enquanto os Sith existirem, eles tentarão desequilibrar a Força. Em vez disso, trata-se de permitir que Dark e Light interajam em harmonia, como um rio e a verdejante margem do rio.