Star Trek: Picard pega emprestado um conceito inesperado de Sherlock Holmes

Quando se trata de fan fiction, é difícil argumentar com a influência de Sherlock Holmes e Jornada nas Estrelas . De Holmes, o mundo obteve suas primeiras organizações de fãs poderosas. Do Trek, você obteve o conceito de ficção 'Slash', que começou com Kirk / Spock . Então, se você gosta de fanfic, agradeça aos fantasmas de Sir Arthur Conan Doyle e Gene Roddenberry.

Em algum nível, Star Trek: Picard é uma mistura de ambos os tipos de fanfic da velha escola. Dois livros - um do showrunner Michael Chabon - claramente inspiraram a premissa básica da atual série Trek, tornando-a uma espécie de fanfic de Sherlock. No espaço. Spoilers para Picard episódios 1-6 adiante.

O cânone de Sherlock Holmes consiste em 56 contos e quatro romances. Em um dos últimos contos com personagem de Sir Arthur Conan Doyle, 'Seu Último Arco', encontramos Holmes aposentado no interior da Inglaterra como apicultor. Esse vislumbre do futuro de Holmes influenciou vários autores por décadas. Um deles é Michael Chabon.

Em 2004, Chabon publicou uma novela chamada A solução final: uma história de detecção , em que o apicultor aposentado Sherlock Holmes retorna à ação para resolver um mistério desconcertante. Como Picard em seu vinhedo, esta versão de Holmes está chegando aos 90 e não é tão ágil como antes.

Esta conexão não é acidental. Em um entrevista com Roling Stone , Chabon disse: 'Tivemos a pista do final da série de TNG sobre a vinha, e havia muito que era atraente nisso. Não sei como os outros escritores se sentiram sobre isso, mas para mim, de alguma forma, havia ecos de Sherlock Holmes nisso, um dos meus outros personagens favoritos. Escrevi fan fiction sobre isso. '

Há muitos outros pastiches e fanfic sobre Sherlock Holmes saindo da aposentadoria da apicultura. Na verdade, um livro diferente de Mitch Cullin, Um ligeiro truque da mente , o velho Sherlock sai da prisão para um último caso, com uma leve esfregada; ele está meio que perdendo a cabeça. Este livro serviu de base para o filme de 2015 Sr. Holmes , que estrelou Ian McKellan como a versão mais velha do detetive. Como qualquer nerd de carteirinha sabe, Ian McKellan é o melhor amigo de longa data de Patrick Stewart - uma amizade que foi calcificada por ambos trabalharem juntos no X-Men franquia.

Ian McKellen como Sherlock Holmes aposentado. 20th Century Fox

Agora, isso não quer dizer que a vez de McKellan Sr. Holmes inspirou Stewart a fazer algo semelhante com Jean-Luc. Mas é interessante o quão perto este conceito está orbitando da gênese do Picard . Embora Stewart tenha citado seu trabalho em Logan como uma razão pela qual ele concordou em fazer Picard , ele não é um showrunner. Chabon é um fã de longa data de Star Trek e Sherlock Holmes.

Chabon não é o primeiro cara que escreveu um romance de Sherlock Holmes e depois também se envolveu com Jornada nas Estrelas. O diretor de ambos The Wrath of Khan e O país desconhecido , Nicholas Meyer, fez carreira com o romance de 1974 A solução de sete por cento , em que Holmes é curado de seu vício em cocaína por Sigmund Freud.

Curiosamente, Chabon diz que o romance de Meyer sobre Holmes foi uma grande influência em seu próprio trabalho. Em uma entrevista com sinceramente em 2019, Chabon disse sem rodeios:

'(Meyer) foi uma influência enorme, enorme para mim. Sinceramente, não acho que seria escritora sem ele ... Disse a mim mesmo: espere um minuto; Posso escrever minha própria história de Sherlock Holmes - você pode fazer isso? Antes disso, a primeira coisa que escrevi (quando criança) foi uma história de Sherlock Holmes. Eu adorei fazer isso. Mas não é uma hipérbole, sem Nick Myer e Solução de sete por cento , você sabe, não teria acontecido do jeito que aconteceu. '

Com Picard enfrentando uma possível doença terminal e tentando desvendar um último mistério, os fios de várias peças de fanfic parecem estar unidos, mais firmemente do que uma teia de Tholian. Da mesma forma, 'Remembrance' aponta para 'All Good Things ...'; Chabon e Meyer fazem referências específicas a histórias antigas de Doyle canon Holmes em seus respectivos livros de Sherlock. Enquanto Meyer foi capaz de inserir algumas referências de Sherlock Holmes em seu Star Treks (Spock cita Holmes em O país desconhecido , e pode ser relacionado para Sherlock ) Chabon ainda não fez Jean-Luc realmente citar o grande detetive.

Com quatro episódios restantes de Picard, o jogo ainda está muito em andamento.

Star Trek: Picard lança novos episódios às quintas-feiras no CBS All Access