A razão científica pela qual as gueixas em 'Ghost in the Shell' o assustam

A parte mais assustadora de Fantasma na Concha não é a vingança de robôs desatualizados, mas a presença inquietante do robo-gueixa . Usando máscaras brancas impassíveis com olhos mortos, eles deslizam pelo chão de ladrilhos brancos e, quando provocados, correm como aranhas. Em uma entrevista anterior com Inverso , os figurinistas do filme quebraram como eles conseguiram os olhares assustadores das gueixas , mas entendendo Por quê aqueles olhares são tão desconfortáveis ​​que requerem mais investigação. O que nossos cérebros realmente percebem quando os vemos?

Vamos começar com o que vemos no filme. Na entrevista, os clientes do filme Kurt Swanson e Bart Mueller, que são conhecidos por Kurt e Bart, explicaram que a máscara e a maquiagem tradicional foram a chave para o arrepio das gueixas. Mueller disse:

data de lançamento do livro 3 de patrick rothfuss amazon
As gueixas são muito estranhas, e acho que muito disso se deve às suas máscaras de porcelana maquinada, que eram uma amplificação da maquiagem tradicional das gueixas, que é uma máscara à sua maneira. Ter o rosto pintado e os olhos sem alma piscando é realmente inquietante. Queríamos que o design fosse uma evolução imaginada de uma tradição cultural muito específica, com uma sensação de privacidade que beira o sigilo.

Máscaras, como a espessa camada de maquiagem da gueixa ou mesmo a de um palhaço, permitem que um rosto humano cruze a linha entre a realidade e a fantasia, e nossos cérebros acham isso muito desorientador para ser agradável. Claro, o rosto branco-fantasma da gueixa-robô tem olhos, nariz e boca como um rosto humano normal, mas aqui está distorcido - o rosto é muito incolor, a faixa vermelha no lábio impede nossa concepção de um formato normal dos lábios e olhos vazados onde deveriam estar as pupilas.

Juntos, esse amontoado de recursos confunde o cérebro, que é programado para avaliar se uma coisa é ameaçadora ou não. As robo-gueixas, como palhaços e as hit viral louco Hi Stranger , são ambiguamente humanos demais para que possamos dizer.

Robo-geishas: ambiguamente ameaçador.

Haverá dlc para a ordem caída de jedi

Como os pesquisadores explicaram em Novas idéias em psicologia em 2016, este ambigüidade é o que desencadeia a sensação de estar assustado. O cérebro não sabe dizer se deve se sentir hostil em relação à gueixa, mas também não tem certeza se a gueixa é benigna, então se prepara em uma espécie de estado intermediário de cautela. Sentir-se assustado, eles explicaram, é uma resposta emocional adaptativa evoluída à ambigüidade sobre a presença de ameaça que nos permite manter a vigilância durante momentos de incerteza.

Mas talvez não tão ambiguamente ameaçador, afinal.

Por mais ambígua que seja a aparência geral da gueixa, outra explicação para o porquê elas nos fazem sentir tão inquietos pode estar à espreita em seus olhos vazios : Em 2004, um artigo publicado em Ciência relataram que a amígdala do cérebro - a parte responsável por manter a vigilância - torna-se mais ativa quando vê olhos arregalados e surpresos. Há muito se sabia que a amígdala era ativada ao ver rostos assustados, e o estudo mostra que o gatilho é ver uma esclera maior - o branco dos olhos - em vez de uma menor. Sem pupilas (e, portanto, sendo todas esclera), as órbitas vazias das gueixas também podem levar à sensação de vigilância intensificada que interpretamos como arrepios.

Claro, como qualquer pessoa que viu Fantasma na Concha sabe, não há razão para ficar confuso sobre as robo-gueixas - elas definitivamente estão ameaçadores, de modo que os sentimentos de incerteza e a vigilância intensificada que você sente ao vê-los são absolutamente justificados.

garotos do parque de caravanas quantas temporadas