'The Revenant' é o pior tipo de isca do Oscar

Você provavelmente já ouviu falar sobre The Revenant . Você já ouviu falar sobre como a produção foi para locais distantes, para capturar locais intocados destinada a aumentar o realismo inabalável do filme. Você já ouviu falar sobre a angústia física e mental por trás das temperaturas congelantes e mais que o elenco teve que suportar para alcançar suas performances, o que foi mais uma reação do que atuação. Você já ouviu falar sobre o ator principal Leonardo DiCaprio devorando fígado de bisão cru e dormindo em carcaças de animais para incorporar seu personagem lenhador abandonado Hugh Glass, e você já ouviu falar da intensidade da assinatura de Tom Hardy que culminou em uma briga no set com o cientista louco por trás de tudo, o diretor Alejandro G. Iñárritu. O que você realmente não ouviu falar é algo digno de nota sobre o filme real, e isso é de propósito. Isso é porque The Revenant tem se posicionado como digno do Oscar desde o início, quase desafiando a Academia a não recompensar sua coragem. Esta pode ser uma estratégia justa, na verdade, mas por um lado: o filme não é bom o suficiente para merecer a atenção que vem a ele. Isso é cínico.

Parece que também está funcionando. O filme basicamente casa limpa no Globo de Ouro este ano, levando para casa os principais prêmios de Melhor Performance de um Ator em um Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Filme - Drama. O Globo de Ouro não é necessariamente o preditor definitivo do Oscar, mas é basicamente o melhor ensaio que temos. Todas as coisas consideradas, The Revenant está preparado para seu impulso ao Oscar em fevereiro, com as estrelas e o diretor manipulando astutamente o sistema, perpetuando a própria notoriedade do filme. Seu plano automitologizador é colocá-lo no caminho certo para um Oscar ou dois (ou cinco), que é exatamente o que a isca do Oscar tenta realizar.

Esses são os tipos de filmes feitos com o único propósito de ganhar algumas indicações ao Oscar. Eles são normalmente épicos pródigos ou dramas de época, muitas vezes contra eventos trágicos e suas datas estratégicas de lançamento no final de novembro a dezembro garantem que eles permaneçam frescos na mente dos eleitores da Academia antes que eles precisem votar anualmente para a cerimônia fatídica. É tudo, mais ou menos, direto The Revenant Casa do leme de.

O que separa ligeiramente The Revenant de outros filmes de isca do Oscar é que foi capaz de mascarar o prestígio clichê de tentativas flagrantes anteriores de hardware de premiação, como Shakespeare apaixonado , Coração Valente , Extremamente alto e Incrivelmente Perto , ou as recentes premiações de movimentos poderosos da The Weinstein Company que coroaram filmes esquecíveis como O discurso do Rei ou O artista . The Revenant não é piegas ou tão óbvio quanto os filmes normais de isca do Oscar pretendem ser, mas é tão flagrante quanto.

Iñárritu é o tipo de cineasta excessivamente indulgente que busca essa posição mais sagrada do que você desde que começou a receber tração no Oscar quando seu filme de estreia, Amores Perros , foi indicado para Melhor Filme Estrangeiro em 2000. homem Pássaro A vitória do Oscar no ano passado deu a ele o trampolim e a influência cultural necessária para ser corajoso e forçar a barra com o que ele poderia fazer. Ele percebeu que agora é o momento perfeito para divulgar o que está sendo situado como sua obra-prima, e está fazendo tudo o que pode para se certificar de que todos saibam o quão importante é sua criação.

inscreva-se para pré-encomenda do ps5

A narrativa do filme até agora tem sido o que você está assistindo é importante, você deve aprender algo com este filme e, veja como foi difícil alcançar tamanha grandeza. Acha que o julgamento é um pouco duro demais? Em uma entrevista com o Financial Times ) (http://blogs.indiewire.com/theplaylist/this-film-deserves-to-be-watched-in-a-temple-alejandro-gonzalez-inarritu-talks-the-revenant-20160104), Iñárritu, sem uma pitada de ironia, disse, Este filme merece ser assistido em um templo. Conte-o como um de senão a coisa mais audaciosa que um cineasta já disse sobre seu próprio filme.

Só porque Leonardo DiCaprio diz constantemente é o filme mais difícil que já fiz, ou porque os atores foram levados quatro horas fora do caminho na neve para filmar no local não qualifica o filme como importante ou bom - duplamente sempre que o cineasta parece não parar por nada para enfiar essa ideia garganta abaixo. O filme tem outras conquistas dignas. A cinematografia fluida e elegante é o tipo de exemplo imaculado para mostrar aos céticos que pensam que filmes não são uma forma de arte, e a pontuação assustadora e dissonante de Ryuichi Sakamoto, Alva Noto e Bryce Dessner é inesquecível.

Mas não confunda um filme difícil com um ótimo. No final das contas, Iñárritu tornou o filme mais trabalhoso do que o necessário, esquecendo o público e se concentrando nos prêmios que sabia que o aguardavam. Se você achar que é difícil passar, não se sinta mal. Ele nunca fez isso para você.