A sexualidade de Pee-wee Herman entra no século 21

Pee-wee Herman está retornando às telas de cinema pela primeira vez em quase três décadas. Embora os fãs possam reconhecer muito do mesmo humor icônico do Pee-wee de sua infância, algo é um pouco diferente. Novo filme produzido por Judd Apatow da Netflix O Grande Feriado do Pee-wee - com o ator Paul Reubens reprisando o papel de seu alter ego hiper-homem-menino - consegue enviar Pee-wee em uma jornada de autodescoberta: uma busca por algo mais do que um objeto inanimado, como sua bicicleta no filme de 1985 do diretor Tim Burton A Grande Aventura do Pee-wee . Em vez disso, Pee-wee faz uma jornada de Fairville, sua cidade natal de dobra do tempo dos anos 1950, para Nova York, bem a tempo de comparecer à festa de aniversário de seu mais novo amigo, o ator Joe Manganiello.

Embora o filme seja anunciado como uma brincadeira de amizade, parece que Reubens, que usou a assexualidade para evitar protestos culturais nos anos 80, agora pode abraçar o subtexto queer.

quando a fantasia final sai

O personagem ainda mantém sua admiração infantil, e todos na idílica Fairville referem-se a Pee-wee como um menino. Mas Grande feriado mostra-o crescendo - ainda que ligeiramente. Pee-wee sempre foi deliberadamente assexuado. Isso permitiu que Reubens se agarrasse ao tom de puta adolescente que fez incontáveis ​​fãs abraçar o personagem por meio de Pee-wee’s Playhouse e seus saltos maníacos para a tela grande - mas também deixam espaço para que as interpretações acadêmicas e culturais de Pee-wee corram soltas ao mesmo tempo.

Mas aqui, a estrutura narrativa do filme é a de um romance. Uma pessoa (neste caso, Pee-wee) faz uma viagem angustiante e, contra todas as probabilidades, chega ao seu destino, reunida com um interesse romântico (Manganiello). Isso depois de Manganiello andar de motocicleta até a lanchonete de Fairville onde Pee-wee trabalha, vai até o balcão para pedir um milkshake, fazendo com que Pee-wee bata em um deles em uma demonstração de afeto. Mmmm, canta Manganiello. Os cinco melhores de todos os tempos, diz ele sobre o shake, enquanto Pee-wee o encara com admiração.

Logo depois, Manganiello convence Pee-wee a acompanhá-lo em um passeio de motocicleta, ao que Pee-wee responde com um possível duplo sentido: Tenho uma experiência meio limitada em uma motocicleta.

Mais tarde, depois de se encontrar na companhia de um fazendeiro com uma espingarda e nove filhas elegíveis, em uma série de fotos em câmera lenta, Pee-wee tem um sonho alucinatório de seu encontro de aniversário com Manganiello com faíscas voando atrás deles. Mais cedo, quando ele escapa de três mulheres fora da lei, ele descobre que uma delas (interpretada por Alia Shawkat) também se chama Pee-wee e, como Dottie antes dela, ela desenvolve uma paixão por aquela que foi vestida.

Os críticos podem lembrar às pessoas que Pee-wee e Manganiello, que é casado com a atriz Sofia Vergara na vida real, só compartilham uma amizade platônica. Mas eles esqueceriam que Pee-wee sempre foi mergulhado na cultura queer e agora, estamos em um lugar onde não precisa ser codificado para ir ao ar. Em um New York Times Magazine perfil sobre o retorno do personagem, Reubens inicialmente descreveu a relação entre seu personagem e Manganiello como 'um pouco de um bromance', mas retratou-se astutamente.

É um filme sobre amizade, e 'bromance' é uma maneira de pegar uma amizade e colocar um tom que é desnecessário '', disse ele, embora quando pressionado sobre o homoerotismo do personagem: Reubens deu um sorriso inconfundível em sua maldade e respondeu: 'Eu não tenho ideia do que você está falando.' '

Chamamos isso de subtexto, mas é apenas um pouco abaixo da superfície. No mesmo New York Times Magazine Perfil, o escritor Jonah Weiner menciona que uma conquista particular de Pee-wee e do programa de TV é que ele criou um lugar onde os desejos não são policiados, a alteridade não é demonizada, os papéis de gênero são malabarizados e as energias eróticas se unem onde quiserem, mais tarde dizendo Reubens disse a ele que recebi muito feedback de pessoas que diziam: 'Eu era muito confuso quando criança e seu programa ajudou.' ''

Ao longo dos anos, resmas de crítica cultural densa foram escritos sobre a sexualidade de Pee-wee e a maneira como ele desafiou a cultura heteronormativa. Se Reubens pretendia que o personagem fosse gay ou não é quase irrelevante (entrevistas com revistas como O advogado ) (http://www.advocate.com/arts-entertainment/theater/2010/01/28/pee-wee-herman-flying-high) ao longo dos anos mostra que ele certamente não desencorajou a ideia.

pacific rim 2 post cena de crédito

Agora, ele pode ser ainda mais direto, mesmo que não haja uma confirmação completa.

Quando Pee-wee chega a Nova York apenas para se encontrar preso em um poço no Central Park e potencialmente perdendo a festa, Manganiello faz beicinho em seu quarto, ignorando os convidados da festa porque tudo que ele sempre se preocupa é com seu outro significativo de terno cinza. Mas inevitavelmente se esclarece, com os dois brindando à amizade antes que Pee-wee cavalgue ao pôr do sol, desta vez com Manganiello a reboque.

Reubens foi capaz de lidar com certas expectativas sobre seu personagem até certo ponto, mas agora com O Grande Feriado do Pee-wee parece que ele fez uma declaração definitiva e refrescante sobre a aceitação sexual. Um filme infantil da Netflix pode parecer um lugar improvável para fazê-lo, mas as reclamações estariam perdendo o quão sincero o teatro de Pee-wee sempre foi.