Uma dieta saudável pode acalmar a inflamação

Se você já misturou kombucha com outros alimentos buzzy ostentando alegações de saúde duvidosas - pense em biscoitos sem glúten ou néctar de agave - pode ser hora de reconsiderar.



Novo pesquisar vincula o kombuchá e alimentos relacionados, como kimchi, iogurte e vegetais fermentados, a um corpo mais bem equipado para combater inflamações e doenças.

Os cientistas examinaram a saúde intestinal dos participantes do estudo antes, durante e depois de comer uma dieta rica em alimentos fermentados e encontraram mudanças marcantes. Essas mudanças sugerem que a ingestão de uma dieta semelhante pode levar a benefícios dramáticos para a saúde. Esta descoberta foi publicada em 12 de julho na revista Célula .



O resultado de um aumento nos alimentos fermentados levar a uma diminuição nos marcadores inflamatórios circulantes em toda uma coorte de adultos saudáveis ​​é algo que as pessoas nunca viram antes, autor principal Hannah Wastyk conta Inverso . Wastyk é um Ph.D. em bioengenharia. estudante da Universidade de Stanford.



Foi um resultado absolutamente incrível, e acho que provavelmente melhor do que qualquer um realmente esperava, diz Wastyk.

CIÊNCIA EM AÇÃO - Wastyk e colegas dividiram 36 participantes em dois grupos. Um grupo comeu uma dieta rica em fibras e o outro uma dieta rica em alimentos fermentados.

A equipe de estudo examinou amostras de fezes e sangue dos participantes:

  • Antes das dietas
  • Ao longo de uma fase de ramp up de 4 semanas, onde aumentaram o consumo
  • Durante uma fase de manutenção de 6 semanas
  • Depois, onde eles poderiam escolher o que comeriam por 4 semanas



Eles descobriram que durante o estudo, o grupo de alimentos altamente fermentados:

  • Aumento da biodiversidade - o número de micróbios distintos em seus intestinos ao longo do tempo
  • Níveis diminuídos de 19 proteínas no sangue associados à inflamação
  • Diminuição da atividade em quatro tipos de células imunológicas no sangue, indicando que não estavam trabalhando além do tempo para responder à inflamação

Uma das proteínas que diminuiu, uma citocina chamada IL-6, está associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2, artrite reumatóide e estresse crônico. Os resultados, disseram os pesquisadores, foram significativos.

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O fato de que em toda a coorte da dieta de alimentos fermentados vimos melhorias no estado imunológico - sim, simplesmente impressionante, diz Wastyk.



Os que faziam dieta com alto teor de fibras, por sua vez, não tiveram nenhuma mudança geral na diversidade do microbioma intestinal. No entanto, as bactérias intestinais que ajudam na degradação da fibra aumentaram.

Durante a dieta de alimentos fermentados, os participantes aumentaram seu consumo médio de menos de uma porção por dia para cerca de 6 porções por dia. Eles comeram alimentos fermentados de sua escolha, incluindo iogurte, kimchi, vegetais fermentados, kefir e kombuchá.

Uma das opções mais populares, diz Wastyk, era uma bebida com salmoura: basicamente o que resta no fundo do seu pote de chucrute, diz ela. Alguns participantes tomaram a bebida da salmoura como uma dose para cumprir sua cota de servir.

COMO ISSO AFETA A LONGEVIDADE - Inflamação é um termo geral que significa uma resposta imunológica ao que seu corpo percebe como uma ameaça.

Alguma inflamação é necessária para curar uma infecção ou lutar contra um resfriado. Muitos deles estão ligados a várias doenças crônicas, incluindo diabetes, distúrbios auto-imunes e distúrbios metabólicos.

As qualidades fermentadas de Kimchi podem ser uma bênção para a saúde humana. Getty Images

Marcadores mais baixos de inflamação, como as células imunológicas e proteínas observadas no estudo, sugerem que o corpo está percebendo menos ameaças e não está reagindo de forma exagerada.

A baixa diversidade do microbioma e a alta inflamação estão associadas a alguns problemas crônicos de saúde, como diabetes e obesidade, e acredita-se que os estilos de vida industrializados também predispõem as pessoas às mesmas condições. A diminuição da inflamação, como foi observada neste estudo, pode prometer prevenir doenças crônicas no futuro.

Wastyk diz que a equipe quer tentar uma dieta semelhante com mais inflamação do que este estudo: pré-diabetes, distúrbio intestinal ou outras condições. Se a mesma tendência se mantivesse, isso seria ótimo, porque então ele pode ser usado para o tratamento de doenças, diz ela.

Se o resultado não for traduzido, então talvez possamos pensar nisso como uma medida preventiva contra o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro, diz Wastyk.

POR QUE É UM HACK - Comer mais alimentos fermentados é conhecido por ser uma maneira relativamente fácil e de baixo custo de melhorar a saúde intestinal. Este estudo serve para apoiar esta afirmação, traçando uma ligação clara entre alimentos como kimchi e kefir para aumentar a diversidade de bactérias intestinais e diminuir a inflamação.

A introdução lenta de alimentos fermentados resultou nessas mudanças positivas - sinalizando que não é tão difícil fazer essa mudança.

Além do mais, parece que os alimentos fermentados não introduzem necessariamente novas bactérias no intestino, sugerindo que o microbioma pode ser remodelado com a introdução de alimentos fermentados.

PONTUAÇÃO DO HACK EM 10 - (6/10)