No 'Dia da Bicicleta', Albert Hofmann fez a primeira viagem de LSD

Você pode imaginar andar de bicicleta com ácido?

Em 19 de abril de 1943, Albert Hofmann, o pai suíço da medicina psicodélica, abandonou a dietilamida de ácido lisérgico e saiu para andar de bicicleta, tornando-se o primeiro ser humano a viajar com ácido. O resto é história psicodélica.

the good place temporada 3 netflix us data de lançamento

Hofmann havia sintetizado LSD em seu laboratório como um estimulante médico para o sistema respiratório e circulatório em 1938, mas na época ele não sabia quais os poderes que detinha. Revisitando sua descoberta cinco anos depois, ele teve um vislumbre de seus efeitos quando parte da droga foi absorvida pela ponta dos dedos, descrevendo a experiência como semelhante a um sonho e um não uma condição de intoxicação desagradável.

Intrigado, três dias depois - em um dia que ficaria para a história como o Dia da Bicicleta - ele fez o que qualquer cientista responsável faria: Experimentar consigo mesmo.

melhores filmes maravilha de todos os tempos

Tomando uma dose de 250 microgramas em seu laboratório, pensando que era uma dose limite apropriada (sabemos agora que ele exagerou; 200 microgramas é o padrão), Hofmann ligou, sintonizou e desistiu pela primeira vez. Dentro de uma hora, sua percepção começou a diminuir e fluir rapidamente, e ele começou a surtar, convencido de que seu vizinho era um bruxo e que ele estava ficando louco. Hofmann queria ir para casa.

Infelizmente, Hofmann não tinha acesso a um carro por causa das restrições do tempo de guerra, então ele teve que voltar para casa de bicicleta. A viagem foi estressante - sua visão vacilou e ele se sentiu como se estivesse imóvel - mas assim que atingiu o clímax de sua condição, ele voltou de um mundo estranho e desconhecido para a realidade cotidiana tranquilizadora.

Em suas anotações, ele passou a descrever a viagem alucinógena que iria inspirar uma revolução contracultural e, décadas depois, uma geração de cientistas procurando aproveitar os poderes do LSD para tratar problemas de saúde mental:

quando é que o novo episódio rick and morty sai
Agora, aos poucos, pude começar a desfrutar das cores e jogos de formas sem precedentes que persistiam por trás dos meus olhos fechados. Imagens caleidoscópicas fantásticas surgiram em mim, alternando-se, variegadas, abrindo-se e fechando-se em círculos e espirais, explodindo em fontes coloridas, reorganizando-se e hibridizando-se em um fluxo constante.

O estigma remanescente da década de 1960 continua difícil de se livrar, mas o LSD tem lentamente passado por uma reformulação de marca nos últimos anos que está muito mais de acordo com a visão original de Hofmann: usá-lo como um tratamento para doenças psiquiátricas.

Apenas neste mês, os cientistas aplicaram técnicas de neuroimagem de ponta para descobrir o que exatamente o LSD faz ao cérebro humano, na esperança de que a pesquisa sobre a droga recupere o crédito na comunidade científica que o próprio Hofmann orgulhosamente representou.

Você também pode gostar: A diferença científica entre LSD e cogumelos mágicos