Suavização de movimento: Tom Cruise explica por que você está assistindo filmes de maneira errada

Tom Cruise e Missão: Impossível - Fallout o diretor Christopher McQuarrie deseja que os fãs de cinema saibam: sua TV pode estar atrapalhando sua experiência de assistir filmes. Isso se deve a um efeito de processamento de vídeo digital, conhecido como suavização de movimento ou interpolação de vídeo, que muitas vezes é ativado por padrão em muitas HDTVs.

O anúncio de serviço público veio horas depois Missão: Impossível - Fallout foi lançado em Blu-Ray. No vídeo, Cruise e McQuarrie afirmam que, embora a técnica reduza o borrão de movimento em eventos esportivos, ela faz com que os filmes filmados pareçam ter sido capturados em vídeo de alta velocidade. Esse efeito colateral é conhecido como Efeito Telenovela e ambas as estrelas de Hollywood sugerem desligar a interpolação ao sentar-se para assistir a um filme.

Se você possui uma televisão moderna de alta definição, há uma boa chance de que você não esteja assistindo filmes da maneira que o cineasta pretendia e a capacidade de fazer isso não é fácil de acessar, afirma McQuarrie.

O que a suavização de movimento faz?

A suavização de movimento aumenta a taxa de quadros de um vídeo. A TV se une em quadros extras para fazer cada foto parecer mais suave. Isso é feito usando o conceito matemático de interpolação, que adiciona novos pontos de dados dentro da faixa de pontos de dados conhecidos.

Isso faz com que tudo na tela pareça mais fluido e menos saliente. Isso é ideal para, digamos, jogos de futebol ou hóquei em que os jogadores estão dando voltas e é difícil controlar, mas sobrescreve completamente as escolhas cinematográficas dos diretores.

Qual é o efeito telenovela?

Os resultados do processamento de vídeo digital em filmes que foram realmente filmados em câmeras de filme de última geração parecem ter sido gravados com equipamentos mais baratos. Este subproduto foi apelidado de Efeito Telenovela porque faz os filmes parecerem com a maioria das novelas de TV, que normalmente são filmadas com vídeo 60i e não com filme.

O Sony X900F se refere à suavização de movimento como 'X-Motion Clarity'. Um pouco confuso quando você está tentando desligá-lo. Sony

A maioria das TVs modernas vem com uma opção para desativar a suavização de movimento, mas Cruise e McQuarrie questionam que os monitores vêm com o efeito ativado por padrão. Desativar a suavização de movimento também pode ser complicado em alguns monitores.

Muitas HDTVs populares referem-se ao efeito por um nome comercial, como X-Motion Clarity nas TVs Sony. A opção é muitas vezes enterrada em submenus, tornando seu acesso difícil.

Diretores estão se manifestando contra a suavização de movimentos

Cruise e McQuarrie não são as únicas pessoas em Hollywood falando contra o cenário da TV. Christopher Nolan, que dirigiu Interestelar e Começo e Paul Thomas Anderson, conhecido por seu trabalho em Haverá sangue e Punch-Drunk Love , se mobilizaram contra a suavização de movimento.

Os diretores enviaram um o email para o Directors Guild of America, onde expressaram suas reclamações sobre o trabalho dos diretores não ser visto como pretendiam. Eles pediram a implementação de um modo de referência nas TVs para garantir que os filmes sejam assistidos como deveriam ser.

Seguiu-se uma suavização anti-movimento tweetou de Guardiões da galáxia diretor James Gunn, que afirmou os diretores da O último Jedi , Motorista de bebê , e Guerra do Planeta dos Macacos estavam todos a bordo também.

Com o esforço renovado de Cruise e McQuarrie para simplificar o desligamento da suavização de movimento, poderíamos ver a opção ser introduzida em monitores em um futuro próximo.

* Vídeo relacionado: Tom Cruise faz loucuras no trailer de ‘Mission Impossible 6’