O final da 2ª temporada de 'Legion' destrói o mundo da maneira mais sutil possível

Acontece que a batalha final na 2ª temporada não é contra o Shadow King Amahl Farouk, mas contra os aspectos mais sombrios do próprio subconsciente de David Haller. Um vilão puro é uma coisa ruim, mas o que é ainda pior é um mocinho mal orientado com mais poder do que ele sabe o que fazer, o suficiente para deixá-lo louco. Da maneira mais perturbadora possível, o Legião O final da segunda temporada entregou um novo tipo de apocalipse, que destrói o mundo ao destruir a humanidade no sentido filosófico em vez de literal.

O Capítulo 19, o final da 2ª temporada, joga com o tempo de maneiras muito estranhas, avançando para a frente e para os lados e internamente para explorar o que pode acontecer no futuro, o que está acontecendo dentro da psique de David e o que todo mundo está fazendo agora. Depois de uma visualização animada espetacular de uma batalha no plano astral entre Farouk e David, visitamos Oliver e Melanie Bird vivendo em abençoada ignorância dentro de seu estranho cubo de gelo no plano astral.

Aprendemos alguns episódios atrás que era supostamente David Haller que continuaria destrua o mundo naquela visão sombria do futuro. Ele o faz, mas o resultado é drasticamente diferente do que aconteceu naquela linha do tempo alternativa e de uma forma que foi prenunciada muito antes na temporada.

O tema corrente desta temporada foi resumido na teoria de Sy d do episódio sobre ela, no qual ela diz: O amor não vai nos salvar. É o que temos que salvar.

Ela estava certa. Mas Davi falhou em salvar o amor e, por sua vez, ele efetivamente destruiu o mundo de uma maneira muito pior.

O penúltimo episódio da 2ª temporada passou a maior parte de seu tempo de exibição com uma Melanie Bird controlada por Farouk tentando convencer Sydney de que David foi o único a acabar com o mundo. Ela foi tão convincente que Sy d decide tentar atirar em David na família sabendo que ele causaria o apocalipse. Ela faz o resistente decisão feita por amor. Mas quando David tem a oportunidade de limpar sua mente, de toda a situação, ele faz exatamente isso. Se ele acreditasse em salvar o amor, não a teria deixado manter seu livre arbítrio e respeitado suas decisões?

Se aprendermos alguma coisa neste episódio sobre David, é que ele faz tem um pouco de insanidade ainda o atormentando. Ele passa vários minutos discutindo com diferentes manifestações de si mesmo em sua cabeça. Um é agorafóbico e deseja abandonar a todos, e o outro realmente acredita que é um deus.

Sydney é direito para tentar matar David, porque esse cara basicamente dá a sua namorada uma lobotomia psíquica para pacificá-la, e então ele prontamente a seduz. Não, vamos chamar de estupro quando for estupro. Que maneira mais completa existe para destruir o amor tão completamente?

Isso se conecta com outro mote nesta temporada sobre homens brancos superpoderosos como imperialistas, colonizando o mundo com sua auto-importância e atitudes mais sagradas do que você, negligenciando as mulheres que os amam porque são especiais. Nesse sentido, David Haller é como seu pai Charles Xavier, garantindo ao mundo que ele sabe melhor mesmo quando não sabe, usando e abusando daqueles ao seu redor.

Quando confrontado com a perspectiva de que ele é, de fato, louco de alguma forma, David não consegue lidar. Ele começou esta história pensando que estava louco, e então Melanie Bird passou a maior parte da 1ª temporada tentando convencer David de que ele era totalmente são, apenas superpoderoso. Talvez por estar tão concentrado em matar Farouk, ele não percebeu que estava delirando o tempo todo.

Ele é tão hipócrita e obcecado com a perspectiva de ser especial que não consegue lidar com a verdade e, quando confrontado com ela, quase mata todos para sair da contenção e trazer Lenny com ele.

O amor está morto e David Haller finalmente se tornou Legião, o filho mutante de Charles Xavier que ouve uma multidão de vozes em sua cabeça que o deixam louco. Nesse sentido, Legião finalmente se reconcilia com David Haller da Marvel Comics, criando efetivamente um dos vilões mais terríveis e poderosos que já existiram naquele cânone.