A 'colônia' dos EUA vale o seu tempo? Não, se você não viu 'The Expanse'

Tem havido tanta televisão distópica de ficção científica surgindo recentemente que é cada vez mais difícil enxergar com clareza quando se assiste a um determinado programa. Existem as recentes incursões do ambicioso e renovado canal Syfy - Fim da Infância para The Expanse - Amazon O Homem do Castelo Alto , e a FOX falhou Relatório Minoritário . EUA Sr. Robô fala sobre algumas das mesmas preocupações em mais autoconscientemente cerebral, thriller pensativo da virada do milênio caminho. Qualquer pessoa que tenha percorrido rapidamente os arquivos (agora completos) da série britânica dirigida por Charlie Brooker Espelho preto é, em vários graus, sempre andar por aí em algum tipo de psicose, imaginando que sementes tecnológicas perigosas poderíamos estar plantando para um futuro incerto. Até mesmo a nova adaptação produzida por Jon Favreau pela MTV dos populares livros de fantasia de Terry Brooks da série de fantasia do final dos anos 70 / início dos anos 80 The Shannara Chronicles imagina o futuro da Terra em escombros, embora com magia no ar.

Mas quantas possibilidades originais existem para que surjam os quase apocalipses? Quando especulamos, o quanto pisamos em outras séries e criamos momentos estranhos de já visto ? Com os EUA recebendo alguma atenção como um possível novo site de buzz de prestígio na TV (como todos os canais e plataformas, ao que parece), a mais nova série do canal - de Perdido , Bates Motel , e A tensão co-produtor Carlton Cuse - parece querer ser o Liberando o mal para Sr. Robô 'S Homens loucos . Mas as primeiras indicações fazem com que esse futuro possível pareça mais do que incerto. O piloto do show é disponível agora em USANetwork.com , e estreia na TV a cabo na noite de quinta-feira.

Enquanto assistia Colônia , você verá imagens desfocadas e reflexivas de Homem no Castelo Alto e Fim da Infância sobreposto. Como o show da Amazon, o mundo de Colônia parece normal - até idílico - à primeira vista, mas existem todos os tipos de amortecedores desumanos para segurança e privacidade. A geografia do condado é completamente alternativa, dividida em áreas chamadas blocos, entre as quais os cidadãos se esforçam muito para se esgueirar, e o mundo é um grande estado militar. Há um mercado negro clandestino baseado no comércio, um toque de recolher às 10 horas para todos os residentes, e eles dispersam as famílias como desejam. A unidade nuclear central em que o show se concentra é a de Will, de Los Angeles ( Perdido Josh Holloway) e Katie Bowman ( Mortos-vivos De Sarah Wayne Callies), um de cujos filhos poderia ter sido separado deles. Na tentativa de Will de se reconectar com ele entrando sorrateiramente no bloco de Santa Monica, ele é enganado pelo governo.

Sarah Wayne Callies como Katie em 'Colony'USANetwork.com

É apenas à medida que as coisas progridem que vemos luzes verdes no céu e entendemos que as diretivas brutais vêm de uma raça alienígena, ainda não revelada. Will é chantageado pelo governador corrupto Alan Snyder (Peter Jacobson) para obedecer aos Colaboradores - os oficiais do governo que mantêm a paz aderindo aos pedidos dos anfitriões. Will trabalhará na caça aos membros da Resistência contra o governo autoritário, aplicando as habilidades que ele usou antes da aquisição alienígena como Ranger do Exército dos EUA e Agente Especial do FBI, para garantir o futuro de seus filhos.

Você vê onde os paralelos do Fim da Infância entram aqui. Usando a mesma animação computadorizada de orçamento B que a programação original do Syfy favorece, vemos as nuvens escuras no céu, indicando que não estamos sozinhos. Há uma banalidade decididamente familiar em tudo isso, e embora a revelação do funcionamento da sociedade seja confusa e gradual - de modo que o programa mantém o espectador preso - a atuação é afetada. As linhas aparentemente recicladas de quase todos os dramas estilizados e duros e, muitas vezes, as motivações não são claras. Mais flagrantemente, por que Will escolheria entrar clandestinamente em Santa Monica sem sequer avisar sua família ou criar algum tipo de álibi para si mesmo? O que está impedindo Will e Katie de serem honestos um com o outro, e eles apenas se relacionam com torrentes repentinas e performativas de sexo violentamente apaixonado?

Além disso, pode-se perguntar: há alguma conotação política séria pretendida aqui, ou o Colônia universo é apenas uma miscelânea distorcida e superficial de tropos de outras fontes? Por que Redhats (soldados do governo patrulhando) e blocos? Temos drones glorificados e muitas imagens da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria. Algo ou nada? Isso vale a pena ler?

A reviravolta final do episódio - que gira em torno de algumas alianças secretas de Katie - é previsível desde a primeira metade do piloto. Como uma versão kitsched do As sobras , devemos aceitar e responder emocionalmente à maneira como esses personagens defeituosos estão lidando com perdas que eles não puderam controlar e com as quais ainda não sabem como chegar a um acordo. Mas com o piloto do programa oferecendo tão pouco do que há de novo em seus detalhes estilísticos ou conceito macro, parece improvável que um dia cresceremos para sentir isso, a menos que o programa dê uma chance e saia dos trilhos. Mas não parece que foi moldado corretamente ou direcionado dessa forma. Desta forma, é semelhante a Homem no Castelo Alto especialmente, um conceito agradável em busca de uma realização convincente e autocrítica.

A fronteira entre os 'blocos' de L.A. e Santa Monica

Nada em Colônia A exposição vai contra as expectativas. Mas se a ficção científica distópica deste filo geral é o seu pão com manteiga - o que você vê da maneira como seus avós assistem Roda da fortuna - então Colônia certamente coçará uma coceira. Mas levar os EUA para uma nova era de programação original considerada idiossincrática, não o fará.