O aipo é um alimento com calorias negativas? Um nutricionista desmascara um mito perigoso

Se você já esperou na fila de um supermercado, sem dúvida já foi submetido ao purgatório, que são as prateleiras dos caixas de tablóides e revistas de fitness.



Além de avaliar o corpo de celebridades na praia ou especular sobre um novo romance, essas revistas são notórias por comercializar esquemas de ajuste rápido e dietas radicais. E talvez nenhum vegetal seja tão amado por dieters da moda do que salsão .

Enquanto o suco de aipo pode ser a última mania (não comprovada), a história da origem da aptidão do aipo reside no mito de que é um alimento chamado de caloria negativa. Você já ouviu falar que queimaria mais calorias do que consumia comendo aipo? Então mentiram para você.



Melissa Majumdar é coordenador bariátrico no Emory University Hospital Midtown e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. Ela diz Inverso que, assim como muitas outras dietas da moda, consumir os chamados alimentos com calorias negativas, como o aipo, não é cientificamente preciso nem vantajoso no longo prazo.



O aipo recebe muita atenção como alimento dietético, mas não é tudo o que parece. Giphy

Os alimentos com calorias negativas realmente existem?

Não está exatamente claro de onde essa reivindicação se origina, mas ela vive em livros e blogs. Os cientistas não têm nenhum problema em chamá-lo de mito .

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Isso decorre da ideia de que seu corpo gasta pequenas quantidades de energia, mesmo quando você não está se exercitando - por exemplo, apenas manter seu corpo sentado ereto em sua mesa requer 60 a 130 por hora .

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... não há alimentos com calorias negativas.

Esse mito sugere que mover a mandíbula para mastigar o aipo e digeri-lo queimará mais calorias do que o aipo - ou alimento aquoso equivalente - contém. Isso, no entanto, é um absurdo total, diz Majumdar.

Uma vez que todos os alimentos contêm calorias, não existem alimentos com calorias negativas, explica Majumdar.

Embora seja verdade que nossos corpos queimam um pouco de energia para consumir nossa comida, não está nem perto de igualar as calorias da comida em si.

O ato de digerir e absorver os alimentos é responsável por cerca de 10% de nossa ingestão de calorias e é chamado de efeito térmico dos alimentos (TEF), explica Majumdar. Se o metabolismo for medido após a alimentação, há um pequeno aumento na taxa metabólica devido ao corpo trabalhar para transformar o alimento em energia. O TEF é influenciado pelo que uma pessoa come: refeições maiores requerem mais calorias para serem metabolizadas e diferentes macronutrientes metabolizam de forma diferente.

Se alguém comesse 2.000 calorias, por exemplo, seu corpo queimaria 200 calorias dessas por meio da digestão, diz Majumdar. Para um talo de aipo, que contém cerca de 10 calorias, o efeito seria insignificante.

Isso também é apoiado por pesquisas, incluindo um estudo de 2013 no jornal Proceedings of the Nutrition Society que descobriu que o aipo não criou um balanço energético negativo em uma coorte de 15 mulheres.

O que mais está no aipo?

Calorias não são a única coisa que você deve considerar ao criar suas refeições, diz Majumdar.

O conteúdo e a densidade de nutrientes também são importantes. O aipo é uma boa fonte de vitamina C, potássio e fibras - sem falar na água - mas não há muito mais acontecendo em seu interior verde. Carece de macronutrientes necessários como gordura, proteína e carboidratos.

As refeições devem consistir em alimentos de cada grupo de alimentos para fornecer todos os nutrientes necessários, diz Majumdar. O conteúdo calórico por si só não deve ser considerado.

A água é boa para nós - mas não é a única coisa de que precisamos para sobreviver.Tony Anderson / DigitalVision / Getty Images

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E embora seja improvável que você exagere no teor de água de um punhado de talos de aipo, há um risco real de intoxicação por água ou envenenamento por água ao consumir mais de 1 litro de água por hora.

Apesar do que os influenciadores do Hydro Flask podem dizer a você, existe muita água - e se você está bebendo a coisa o dia todo, então você pode querer considerar mais variação na comida que você consome mais tarde.

Por que alimentos com calorias negativas não são um bom plano de perda de peso

Também deve ser dito que as calorias em si não são inerentemente um palavrão.

Nossos corpos precisam literalmente de calorias para fazer nada . Consumir uma dieta contendo apenas alimentos com alto teor de água, como aipo, melancia ou alface, simplesmente não resolverá o problema.

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Alimentos que têm uma porcentagem maior de água, como frutas e vegetais, têm menos calorias e, portanto, fornecem menos energia, diz Majumdar.

As calorias não são a única coisa que importa para uma perda de peso sustentável. O prazer da comida e uma nutrição balanceada são igualmente importantes.

E mesmo que um déficit de calorias (o que significa que você queima mais calorias durante o dia do que consome) seja recomendado para perda de peso , ela diz que seguir mitos sobre dieta como esse não é a maneira de chegar lá de forma sustentável.

Para uma perda de peso sustentável, eu desencorajaria alguém a escolher alimentos apenas com base nas calorias, diz Majumdar. Se todo o foco estiver na ingestão de calorias e não olhar para o valor nutricional, preferências alimentares, preparação de alimentos, etc., não é sustentável ou saudável.

VERIFIQUE, POR FAVOR é um Inverso série que usa biologia, química e física para desmascarar os maiores mitos e suposições sobre alimentos.

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